Resenha: Beco da Ilusão

Autora: Mallerey Cálgara

Nota: ♥♥♥♥♥
Ano: 2016
Páginas: 208
Mundo Uno Editora

 

Resenha:
"O amanhã ainda existe. O amanhã em que poderei ver meus sonhos se tornarem realidade..."

Sara Wainnness, já não esta mais jovem, os anos se passaram e o seu passado continua sempre presente em sua memória.  

A muitos anos atrás a pequena judia, Yidish brincava em seu lar com seu coração puro de bondade e sonhos, até que ao se mudar com sua família para a Berlim sua realidade muda pro completo.
A doce menina ao chegar em Berlim, entrou em um prédio onde se deparou com um belo cartaz divulgando uma apresentação de Balé que deixou a menina encantada e com uma ajudinha pode ver a entrada de uma das bailarinas no local e mesmo levando uma bronca por sua atitude não se importou.... Aquilo era exatamente o que a pequenina queria para seu futuro, ser uma bailarina.

Yidish e sua irmã começaram a ter aulas particulares para aprenderem a falar alemão, mas só Yidish estava conseguindo entender e acabou se tornando a única a ter as aulas até que seu professor se recusou a continuar dando aulas a pequena... A menina ouviu a conversa do professor com o pai que dizia não aguentar mais a tamanha vergonha que estava sendo para ele ter que trabalhar para um judeu.

Este foi a penas o começo de tudo que estava por vir...

Anton mora próximo da casa de Yidish e ambos viviam  juntos brincando e principalmente com relação ao balé, quando a pequena menina pegava as roupas de rua mãe e com elas dançava e encenava o que via no ensaios que aconteciam no prédio.
Em um dia qualquer Anton, Yidish e Erdmann (primo de Anton) decidiram bolar um plano para assistirem a apresentação que estava em cartaz, mas o plano não deu certo pois seus pais descobriram e a briga foi feia... O pai de Yidish a proibiu de brincar com os meninos pois eles não eram uma boa influencia para ela. Mesmo com brigas e até mesmo quando Erdmann alegava que não iria brincar com ela por ser judia, Yidish sentia faltar de voltar a brincar e se divertir.
Quando foi para a escola teve que assistir com todos os alunos um vídeo onde ensinava as crianças que não deveriam ficar perto dos judeus, o pânico tomou conta da menina e de sua irmã na mesma hora, em pouco tempo uma rodinha foi formada e sua pobre irmã estava sendo agredida, mas por sorte Anton apareceu com uma pedaço de madeira e tirou as meninas da escola.
Desde então Anton prometeu proteger a amiga para sempre....

Os judeus já haviam perdido tudo, não tinham mais suas lojas e nem trabalho, mal podiam sair ruas e até eram proibidos de entrar em alguns lugares, a vida da pobre garota se resumia a ficar em casa escutando as trágicas noticias que eram ditas no rádio.

Soldados entraram em sua casa e sua tentativa de fugir foi não foi bem sucedida e ao ser pega Yidish sofreu abuso e que por sorte não se estendeu com a aparição de Franklin que matou o soldado e deixou claro que iria ajudar a menina.
Pensei nos homens algemados que passaram por mim antes de embarcar. Apesar de não saber quem eram e o que tinham feito, sentia que estávamos ligados por um fio invisível e cruel, que tínhamos algo em comum: as algemas. As deles eram visíveis; as minhas, não.

Página: 93

A partir desse momento a vida de Yidisih foi ficando cada vez mais difícil e ao ser colocada no ônibus errado seu destino se tornou uma campo de concentração e assim por diante diferentes lugares de puro sofrimento e com diferentes identidades para sobreviver.

P.S.: Que livro....
Este livro é simplesmente fantástico! É intenso e conseguiu me tocar profundamente.
Ao longo da história fui me tornando íntima da protagonista e fui sofrendo ao seu lado como se aquele caminho árduo também fosse meu.
Quando comecei a ler senti um energia absurda de tão estranha, quando fui me concentrando ainda mais no que estava lendo mal percebi que já estava chorando com as lembranças da Sara...
Quando ela sai de Berlim e exatamente na Noite dos Cristais é bem claro o fato de que dali em diante tudo iria ficar obscuro.
 A narrativa é ótima e o enredo é muito bem escrito com todas as informações necessários para o leitor entrar por completo em um dos maiores acontecimentos da História que foi a Segunda Guerra Mundial.

Quando a Yidish recebe uma identidade falsa e passa ser Dalina e depois Bertha, Nuria e por fim Sarah, você percebe que cada uma delas foi um aparte de Yidish, cada uma delas foi a Yidish, mas acima de tudo cada uma delas fez de Yidish ser a Sara e assim a tornar uma mulher livre que mesmo depois de tanto sofrimento dar a ela um curto momento de felicidade e amor com o homem de sua vida que mesmo longe prova que sempre esteve perto de sua amada.
-Ah menina... Sou completamente apaixonado por você, Yidish, Dalina, Bertha, Nuria, Sarah! Não importa qual nome tenha ou... o lugar onde nasceu ou... morou. Para mim, você será sempre a mesma garotinha com quem andei de mãos dadas pela primeira vez, empurrando a bicicleta pela noite afora. A garotinha apaixonada pelo balé e que passou a dançar todas as noites para mim, em meus sonhos.
-Página: 208

Recomendo a todos que leiam este livro! Ele não é leve e  de fato exige de nós leitores força para continuar a ler e não abandonar a história, pois chega um momento que cansa sofrer com a personagem e cansa ver tanto ódio que existia na época como é transmitido na história.

O livro Beco da Ilusão leva ao leitor um romance que prova a existência do amor onde menos se espera e  que  o tempo pode ser cruel, mas jamais será tão cruel quanto o homem foi com a Yidish e tantos outros.


Compre:
Saraiva
Amazon


Espero que tenham gostado!
Beijuuu e até o próximo post... ♥

30 Comentários

  1. Olá Keth, o livro parece incrível mesmo. Fiquei com vontade de ler, gosto de livros envolventes, que nos fazem sentir o que o personagem sente. Muito lindo!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran.
      Ele é muito lindo... Me emocionei bastante.

      Excluir
  2. Oi Keth!

    Pela resenha deu pra perceber que o livro é intenso, obras assim exigem tanto de mim que acho que vou deixar para as férias. Ótima resenha <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi.
      Esse livro é muito lindo... Vale a pena ler.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Sou parceira da Editora Mundo Uno e desde que vi esse livro no catálogo deles, sou doida para solicitar, só estou esperando terminar de ler livros pendentes. Amei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa. Tudo sim e com você?
      Esse livro é muito bom! Quando ler os seus pendentes leia esse!
      Beijos.

      Excluir
  4. Keth sua resenha está linda, gostei bastante da historia do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ruan.
      Que bom que gostou!
      Amei esse livro e super te recomendo a ler.

      Excluir
  5. Ótima resenha dica maravilhosa, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  6. Olá, Keth!

    Muito obrigada pela resenha, amei!

    Fiquei muito feliz em saber que você gostou do meu trabalho e se emocionou. Agradeço o carinho e apoio!

    bjusss

    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por passar aqui e deixar seu comentário!
      Seu livro é maravilhoso!!! ♥
      Parabéns pela maravilhosa obra!!!

      Excluir
  7. Que livro mais lindo! Realmente fiquei com vontade ler e sua resenha ficou ótima, nos deixando ainda mais instigados! Adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      Que bom que gostou... Esse livro é lindo! ♥

      Excluir
  8. Olá, Kethlyn.
    Eu amo livros que se passam na Segunda guerra. Por isso acho que já vou amar esse e a pequena Yidisih. Já amei só lendo a resenha hehe. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii.
      Sil, esse livro é maravilhoso! Leia!!!
      Fico feliz em saber que gostou! ♥

      Excluir
  9. Depois que li seu post fiquei super curiosa! Amei, ótima resenha!
    Beijos
    www.outrocapitulo.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece muito interessante, adoro livros que se passam em outra época, adorei conhecer seu blog, beijooos!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii.
      Que bom que gostou!! ♥
      Esse livro é maravilhoso!

      Excluir
  11. Arrasou mulher! Suas resenhas são sempre bem profundas, adoro isso!


    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires

    ResponderExcluir
  12. Oii Keth, tudo bem?
    Olha, nunca imaginaria essa história pela capa viu? O enredo me interessou, mas
    não sou fã de livros com cenas de abuso, então não sei se eu leria... mas que bom que você gostou e que o livro te tocou dessa forma!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do Sorteio de 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Estou bem e você?
      Eu também não... kkk
      A cena é bem breve, mas se você não curte e pode se sentir mal lendo isso não leia.
      Beijos.

      Excluir
  13. Gosto quando os livros mexem com fatos históricos.Torna tudo tão real né?
    Gostei muito da tua resenha :)


    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Sim, parece tudo muito real!
      Que bom que gostou da resenha!! ♥

      Excluir
  14. Oiie Keth

    Nossa amiga, esse livro com certeza já está na minha lista! :'(
    Ótima resenha! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dessa!
      Esse livro é maravilhoso! Você iria gostar da leitura!

      Excluir
  15. Esta resenha ficou linda Keth. Eu amei ela e fiquei apaixonada pelo que o livro parece contar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Que bom que gostou... Obrigada!
      Esse livro é tão lindooo... Simplesmentei amei ele!

      Excluir

Obrigada por deixar o seu comentário! ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)