[Resenha] Isso Também é Preconceito
junho 13, 2017Resenha: Isso Também é Preconceito
Organizadoras: Gislaine Oliveira e Luísa Aranha
Ano: 2017
Páginas:130
Editora: Independente
"A Sociedade está doente. Os sintomas são falta de respeito, falta de empatia e preconceito. Se colocar no lugar do outro, respeitar suas escolhas, sua vida, sua cor, seu jeito e seus sentimentos é a cura. Eu quero curar a sociedade. E também quero que você se cure."
-Luísa Aranha
Resenha:
Isso Também é Preconceito é um livro de Antologia reflexivo, a obra é repleta de escritos que trazem assuntos diversos dentro do tema PRECONCEITO, assunto muito atual e que muita gente está lutando para deixar de existir.
O preconceito é um conceito criado pela própria pessoa onde ela está do lado de fora e não o aceita, o critica sem procurar entender.
"Cresci em uma sociedade heteronormativa, que cultua um padrão de beleza quase inatingível e que julga as pessoas por sua aparência e seus bens...
[...] Nós acreditamos no poder das palavras. Acreditamos que elas podem mudar as pessoas. E temos fé de que as pessoas podem mudar o mundo."
-Gislaine Oliveira
Neste livro lemos claramente ações de pessoas que não se importam com o outro e olham para o que querem e assim levando isso como necessário para quem está ao seu redor sem compreender que a necessidade é uma questão pessoal, o que preciso não é o mesmo que você precisa, isso na maioria das vezes.
"Hoje, elas compreendem que o mundo é para todas as pessoas, independentemente do seu tamanho, físico e condição sexual, pois elas podem ser quem elas quiserem."-Amor, Diversidade e Progresso
-May Poetisa
O desejos e a falta de voz foi o que mais encontrei aqui, em sua maioria os personagens trazem a questão de não se ter VOZ, não conseguir fazer com que a escutem e isso nos mostra os problema da nossa sociedade, criado por nós mesmos.
"No dia que a mão se estatelou em meu rosto, ela foi acompanhada de uma 'desculpa, perdi a cabeça' e mil carinhos. No dia que um punho fechado quebrou meu nariz foi acompanhado de um 'te amo' e a promessa de nunca mais acontecer. No dia em que eu não quis sexo e ele se enfiou dentro de mim me rasgando inteira foi acompanhado de um 'você é a melhor mulher do mundo'.
[...] -Você pode estar confusa agora, mas sim, isso é violência contra a mulher! Somos muitas e podemos nos ajudar..."
-Semente da Esperança
-Luísa Aranha
Entre os preconceitos abordados achei interessante citar o conto "SEM REGRAS PARA NASCER" ondem temos mães debatendo sobre como vai ser o nascimento de seus filhos e o preconceito com o parto normal, acreditam nisso? E claro que o preconceito vai além, desde uma menina decidir jogar bola até um agarota namorar um garota e assim por diante.
"[...]Vamos pensar no exemplo que daremos para os bebês que virão ao mundo, pois essa discussão nos torna intolerantes e até preconceituosas. Mães, por favor, pensem nisso."
-Sem Regras para Nascer
-Mari Sales
Esses assuntos que estou compartilhando com vocês se encontram no livro para serem lidos e usados como reflexão... Será que você já foi preconceituosa/o e não reparou?
"Éramos apenas ela, eu e o que sentíamos. O resto era apenas ruído que incomodava, mas não nos definia."
-Mãos Dadas
-Marcia Dantas
Opinião:
O livro me agradou bastante, me emocionou mais do que esperava.
Quando li cada um desses contos fiquei imaginando tudo na vida real, o que é fato que acontece, fiquei de coração partido lendo algumas coisas, quando damos de cara com a realidade isso machuca. Às vezes a gente pensa que é uma coisa pequena ou simples, mas não é!
Eu recomendo esse livro para todas as pessoas, todos deveriam ler e sentir a energia que essa obra possui!
A intenção de Isso Também é Preconceito é mostra para as pessoas que o preconceito vai além do que muitos imaginam e que compreendendo isso podemos ser instrumentos de mudanças positivas.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo post!
Beijuu,
Keth ♥
14 comments
Oi, Keth!
ResponderExcluirEu acompanhei essa coletânea desde o começo, no blog da Gi. Estou super ansiosa pra ler.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias
Oi, Luiza.
ExcluirQuando ler me conte o que achou! Espero que goste.
Beijos.
Olá, Keth.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro. Acho que ele vai ser uma ótima reflexão. Acredito que todo mundo já sofreu preconceito e já foi preconceituoso com alguém em algum momento, mas a coisa toda é vista como normal que a gente nem se dá conta de quando acontece. Espero que isso mude um dia.
Prefácio
Oi, Sil!
ExcluirTambém espero que isso mude.
É uma obra maravilhosa que merece ser lida!
Bjs.
Oi
ResponderExcluirque bom que a leitura te agradou e são muitos histórias que falam do preconceito e a ideia dessa antalogia é legal. Foi a primeira resenha que li e depois de ler me interessei em conhecer.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi, Denise.
ExcluirQue bom que se interessou. Ela é maravilhosa e me deixou em lágrimas com alguns contos.
Espero que goste da leitura.
Bjs.
Olá, esse livro diz tudo o que vivenciamos infelizmente!!! Dever ser muito emocionante a leitura.
ResponderExcluirwww.mundofantasticodoslivros.blogspot.com
Infelizmente mesmo... É triste em pleno Séc. XXI termos que nos deparar com coisas assim... :/
ExcluirOi Keth! Eu acho livros assim super importantes, a reflexão é sempre importante pq as vezes até temos atitudes preconceituosas e nem percebemos! Adorei a dica!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi!
ExcluirMuito importante mesmo!
Espero que goste da obra quando ler.
Bjs.
Ainda não conhecia o livro, mas achei o tema SUPER importante e fiquei com bastante vontade de ler. É sempre muito bom poder refletir sobre essas questões sociais. Adorei a resenha!
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Oi, Gabriela.
ExcluirÉ um livro maravilhoso e realmente vale muito a pena ler!
Que bom que gostou.
Bjs.
Oi Keth, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirVocê citou a questão do parto normal, eu fiquei chocada quando descobri que estavam tentando impedir por legislação que a mulher optasse pela cesária. Existem casos de riscos de vida para a mãe e para o bebê que só a cesária salva. Eu não lembro se a lei chegou a ser aprovada, mas ouvi muito relatos reais que nos hospitais públicos mulheres estavam sofrendo, pois os médicos se recusavam a fazer cesária. Quando eles achavam que o parto normal não era mais viável, já não há havia mais tempo de salvar o bebê. Não sei se essa questão será abordada no livro. Mas falar de preconceito é essencial, pois nossa sociedade ainda é preconceituosa. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Estou bem e vc, Cila?
ExcluirMuito triste isso... Esse livro é maravilhoso e me fez pensar em muitas coisas.
Leia e compartilhe comigo o que achou da leitura!
Beijos.
Deixe o seu comentário... vamos papear ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)