Resenha: Habitantes dos Cosmos: Artemísia - Vol:02

Série: Habitantes do Cosmos.

Autora: Francélia Pereira.

 
Nota: ❤❤❤❤
Ano: 2015
Editora: Buriti
Sinopse:
         "Habitantes do Cosmos: Artemísia" é o segundo volume da série escrita por Francélia Pereira. Nele, estão inseridas importantes discussões sobre ecologia, cultura ancestral, gênero, sexualidade e diversidade, envoltos em mitos da cultura ancestral brasileira. Englobando desde o passado remoto até o futuro distante, como em ‘Artemísia’, Habitantes do Cosmos é cercado de incertezas e tramas dignas de uma grande e arrebatadora história.

Minha Opinião: 
Quando comecei a ler o livro de Francélia Pereira, eu fiquei bastante surpresa com o tema levantado pela autora na história. Pois por ser uma ficção científica, eu esperava algo relacionado ao tempo ou mesmo a viagem intergaláctica (por causa do nome), e não um livro que possuísse um foco principal no poder feminino. Pois este é o principal ponto de Artemísia: a autora nos da uma personagem fruto de uma sociedade, um clã machista que se torna forte e capaz de superar os obstáculos que sua infância opressora lhe impôs. E isto, foi uma das coisas que mais me chamou atenção durante o livro.

Divida em três capítulos que por sua vez são divididos em partes, a história que envolve mitologia e ciência mostra para nós a trajetória de Artemísia que está buscando o completo controle de suas habilidades indo encontrar diversos mestres ao longo do caminho. Fiquei bastante satisfeita com a autora no quesito "a história por baixo dos pano", feita através de passagens no decorrer do livro que nos explicam vários pontos desse mundo futurista como também do passado em sua formação. Assim a autora sempre ia preenchendo as lacunas e fazendo seu livro rico e bem escrito.

Porém, a ressalva que tenho que fazer sobre a história e justamente (e contraditoriamente por sinal) sobre uma parte da escrita da autora. Mas especificamente as ações que acontecem no "agora", ou seja, as lutas e emoções que a personagem ia passando pelo caminho. No caso, é a falta de profundidade nas palavras que a autora usava para descrever tais pontos. Eu como leitora que tenho muita afeição por detalhes, senti muita falta deles. Pois muitas das vezes eu não consegui sentir ou visualizar direito a cena e isso foi bastante frustrante.

Fora isso, o livro é realmente bem interessante. Não dá para notar os pensamentos da autora sobre a sociedade machista e não compara-los ao que vivemos hoje. Dessa forma, Francélia trás um livro do futuro com um tema bem atual para refletirmos.

Espero que tenham gostado do post.
Beijos.
Jessica Rabelo.

15 Comentários

  1. Oi Keth

    Eu não conhecia o livro, mas gostei da sinopse e da capa. Gosto de ficção e o tem é bem interessante, que pena que o livro apresenta algumas falhas, mas adorei a resenha franca e sincera!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi... Tentei ler a obra e não consegui, travei. Se não fosse a Jess, não iria ter resenha dele!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Kethlyn! Amei a resenha!Mta gente que gosta de histórias com descrição de mais detalhes realmente criticou minha escrita mais direta, em Artemísia. A série HDC segue essa linha, mas, a pedido de leitores, estou escrevendo uma Light Novel só da Artemísia; pretendo lançar a história até o fim do mês, no wattpad, e nela vou me empenhar mais nos detalhes. Espero que gostem! ^^. Mto obrigada pela força! Bjão!!! ❤ ❤ ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um bjão tb pra Jessica, que fez a resenha!!! ❤ ❤ ❤

      Excluir
    2. Oi, parceira! Ficamos muito felizes em saber que você gostou!

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Ainda não conhecia, mas parece uma boa leitura! Pelo nome eu também não imaginaria que seria um livro com o poder feminino como foco principal, mas foi uma surpresa positiva <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo nome eu também não imaginava que a autora fosse focar nesse tipo de empoderamento, mas foi realmente boa a surpresa.
      Obrigado.
      Bjs

      Excluir
  4. Achei super legal esse livro, a sinopse e capa me ganharam! Sua resenha ficou ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz em saber sua opnião.
      Bjs.

      Excluir
  5. OI KETH

    livro que tem girl power? A GENTE AMA, A GENTE QUER!
    realmente pela capa eu acharia que a proposta seria totalmente diferente. Tá vendo que a gente não pode julgar livro por capas? outra desconstrução que a gente precisa HAHAHA

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellz! Acho que você iria curtir a leitura!
      Leia... Bjs

      Excluir
  6. Respostas
    1. O livro tem, seus autos e baixos, mas tenho certeza que voçê vai gostar.
      Bjs

      Excluir
  7. oi Jess eu não gostei muito da historia do livro. Eu gostei da sua sinceridade e do seu ponto de vista do livro.
    Adorei a resenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ser sinceros. Como blogueiros temos que demonstrar nossa opnião. Obrigado por isso Ruan.
      Bjs

      Excluir

Obrigada por deixar o seu comentário! ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)