[Resenha] Por amor e medo

abril 05, 2021

 Resenha: Por amor e medo

Autora: Ana Souza

Nota: 


Ano: 2020
Páginas: 177
Editora: Arcádia

Indicado para +18
Pode conter gatilhos.

Resenha:
Brigitte Andrade tem 16 anos, uma jovem que era da classe alta se vê diante da pobreza em um piscar de olhos.

Seu pai faleceu e com ele foram todas as riquezas que ela e sua mãe, Ofélia,  usufruíam (uma má sorte, não é mesmo?). O pai deixou dividas até o pescoço, todos os bens foram confiscados os únicos itens que tiveram a liberdade de levar foram as roupas do corpo e esconder nos bolsos produtos de cuidados pessoais. Um lástima para duas mulheres que eram nobres.

Sem lar, tiveram que se contentar na casa de um familiar para obterem um teto temporário até lhe restarem uma casa, na verdade um casarão abandonado que nenhum parente teria reivindicado. Sem alternativa tomaram posse do espaço e decidiram viver (por falta de opção e poder de escolha) na Zona Rural de Minas Gerais.

O casarão abandonado estava deplorável, os móveis eram velhos; o chão estava com grossas camadas de pó e as janelas assustadoras e quem dera fossem só elas.

Havia espaço? Sim, de sobra para ambas, seria necessária uma força tarefa para colocar tudo em ordem e ter dinheiro para se manterem é claro.

A primeira noite era para ter sido de descanso e foi ao contrário disso, ao menos para Brigitte. A jovem se alojou no novo quarto, que seria seu dali em diante, mas teve uma surpresa... Ela viu alguém no quarto, tinha uma assombração ali e isso a deixou com medo.

"Ela queria gritar, mas não conseguia. Queria se mexer, mas seu corpo parecia concreto. E a sombra se mexia, vindo para mais perto."

Brigitte e Ofélia deram um passo no desconhecido e muitos acontecimentos viriam a calhar diante de mãe e filha, o que fariam nessas situações? De tudo um pouco se é que posso dizer.

Anderson é o vizinho que ao se deparar com Brigitte decidiu que iria conquistar o coração da moça, mesmo que não fosse o correto, mas quem se importa com as regras e etiquetas estabelecidas?  Eles apenas precisavam quebrá-las. 

Todos os acontecimentos subsequentes me deixaram aflita com essa narrativa intensa de arrepiar. 
Quis salvar Brigitte de todo mal que pudesse estar ao seu redor, quis tirá-la da casa para a assombração não atormentá-la, porém, também desejei gritar com a garota para parar de se boba.

Ofélia, (por sinal só me irritou do começo ao fim -risos-) sendo uma típica mãe que sonha com a filha perfeita sendo aceita por toda a classe alta, seu ar grosseiro e cheio de julgamentos na ponta da língua me fizeram desejar que ela fosse mais quieta que ficasse calada!

"-Vamos, me dê um sorriso e tudo vai melhorar. - Ele sorriu e Brigitte o olhou, se sentindo imediatamente mais animada."


Anderson e Frederico (personagem que não mencionei anteriormente e nem irei me estender por ser um mocinho querido por mim, irei deixar que leiam o livro e se encantem por ele sozinhos -risos-), são o oposto um do outro, que criação perfeita de cavalheiros, a discrepância me impressionou.

Até mesmo a assombração me deixou encantada, não a imaginaria ser inserida a um romance de época de outra forma que não fosse esta apresentada pela autora, um encaixe perfeito e original.

O livro em seu todo me agradou absurdamente, nos Stores do Instagram cheguei a mencionar o meu processo de leitura que foi em uma mesma madrugada de tão vidrada que fiquei com a obra.

Meu único ponto a ressaltar de 'esperava mais' foi só da reação mais alarmante que esperava por parte da Brigitte ao ver pela primeira vez a tal assombração em seu quarto. O que me fez classificar essa leitura com nota 4.5 no Skoob.

Acredito que este belo romance de época brasileiro possui uma quantidade repleta de pontos altos que vão surpreender muito o público leitor, que não deixa de lado um pouco do clássico amor verdadeiro que tanto almejamos quando nos pegamos lendo um romance.

A obra permeia temas como: escravidão, patriarcado, abuso sexual / agressão e etc.

Em breve pretendo ler mais um livro da autora, se ela tiver três desse aqui leio um seguido do outro sem pestanejar.  

Leiam e comentem tudo o que acharem dessa leitura!


You Might Also Like

0 comments

Deixe o seu comentário... vamos papear ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)

Mais vistos

Facebook