Olá, amores!
Tudo bem?
Hoje é um dia muito especial!
Hoje é o dia do Bibliotecário!
Vocês sabem o que faz um bibliotecário e que faculdade ele precisa fazer para se tornar um?
Vou contar um pouquinho para vocês sobre essa área que é rica em conhecimento e como diz a minha professora Maria Cecilia "O bibliotecário veio antes de qualquer outro profissional, essa profissão já existia quando as pessoas nem sabiam o que era isso." e claro que eu concordo completamente com ela!

Sabem por quê?
Bibliotecário não é aquele/a que fica apenas em uma biblioteca guardando livros, na verdade nem todos que trabalham em bibliotecas fazem isso, alguns tem até assistentes para fazerem esse tipo de trabalho!
O bibliotecário em si estuda tudo que é informação, ele é um meio de levar o conhecimento até a pessoa que o deseja, ou seja, um profissional da área pode lhe proporcionar diversas coisas... Desde a organização de uma biblioteca, a organização de um sistema de qualquer tipo, documentos, respondendo perguntas como por exemplo ouvidoria e por ai vai.
Muitas das vezes existe essa pessoa  importante atrás de algo que te levou a conseguir uma resposta.
Voltando a frase da minha professora... A partir do momento em que a humanidade começou a  precisar de pessoas para organizarem informações, fatos ou qualquer anotações que fossem que precisavam ser organizadas e guardadas para se ter acesso depois, foram feitas por um bibliotecário ou uma pessoa que passou a executar o trabalho de um.
Já parou para pensar que em um dos sites que você comprou um determinado produto, talvez um bibliotecário tenha organizado o site de tal modo que o/a fez encontrar o que queria? Esse profissional também pode fazer isso! E Para tal, ele se formou em biblioteconomia!
Atualmente quase não existem universidades que tem o curso, mas futuramente isso vai mudar, pois quanto mais informações produzimos, mais precisamos de organização e de alguém para faze-lo e um bibliotecário pode fazer isso!
Hoje em dia as pessoas pensam que só por ter o 'Google', como muitos dizem 'O Pai dos Burros', não precisamos pagar nada e não precisamos de mais nada.... Na verdade essas pessoas estão erradas, extremamente erradas.

Para provar isso, vamos pensar naquele momento que queremos um livro sobre um determinado assunto, por exemplo quero ler algo relacionado á história, sabendo disso pesquiso no google e o resultado será: páginas e mais páginas onde se encontram as palavras que foram pesquisadas.
Isso realmente me ajudou?
Para melhorar posso escrever ainda mais detalhado e aumentar a minha quantidade de respostas e mesmo assim terei: páginas e mais páginas sobre o assunto.
Agora vamos fazer diferente? Vá até um bibliotecário e diga para ele o que você deseja, após uma conversa ele não vai te largar no meio de estantes e mais estantes de livros, essa pessoa com todo cuidado vai buscar um livro ou talvez alguns, aqueles que ela/e tem quase ou certeza que vai suprir a sua necessidade. As vezes até um amigo se torna nosso 'bibliotecário' nos ajudando em uma busca, eu  peço ajuda de amigas as vezes, minutos de conversa se transformam em uma listinha de livros que sempre me deixam feliz e que em sua maioria acabam suprindo a minha necessidade.
Mas, nada como um profissional da área para nos instruir melhor.
A intenção dessa pessoa é essa... Levar o conhecimento a quem o deseja!
Agradeça ao/á bibliotecário/a que um dia te ajudou.

Feliz dia do bibliotecário!

Espero que tenham gostado!
Até o próximo post.
Beijuuu,
Keth.

9 Comentários

  1. Oi Keth! Tudo bem?

    Realmente parando pra pensar, são poucas faculdades que oferecem o curso! É uma pena, admiro bastante os bibliotecários, aliás, era um profissão que eu seguiria e não tivesse feito Letras!

    Muito bom o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Tudo sim e vc?
      Espero que isso aumente... Acredito muito que vá aumentar. ♥
      Que bom que gostou do post.

      Excluir
  2. As pessoas te mesmo uma ideia muito errado quanto ao que faz um bibliotecário, e foi ótimo você explicar um pouco no post o que de fato eles fazem. Parabéns a todos os bibliotecários!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... Eu tinha um pensamento diferente, praticamente não sabia o eles faziam, estou aprendendo agora na faculdade, se não fosse isso iria continuar sem saber.
      Que bom que gostou.
      Beijos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,
    Parabéns!
    Acho essa uma profissão linda, gostaria que tivesse um curso curtinho com coisas básicas, então, com certeza faria. Muita gente confunde mesmo, só vê o bibliotecário como alguém que fica enfiado em uma biblioteca o dia todo.
    Gosto de posts assim esclarecedores.
    Um beijo,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a Mirelle Almeida
      Mirelle, existem cursos como o “técnico em biblioteconomia”, são de curto prazo e preparam bem para a atuação dentro desta área e com certeza não vais ficar apenas colocando livros nas estantes, as atividades de um técnico em biblioteconomia vão muito além disto. Eis aqui um link que pode esclarecer melhor as atividades e campo de atuação do técnico.
      http://www.poa.ifrs.edu.br/institucional/a-instituicao/do-campus-porto-alegre/cursos-tecnicos/cursos-tecnicos/curso-de-biblioteconomia

      Excluir
  5. Que post lindo! Adorei!
    E realmente falta pessoas capacitadas no mercado!
    Exatamente por bibliotecas públicas terem esses funcionários que eu gosto de frequentá-las! Tb já visitei um sebo aqui em sp assim, o homem que me atendeu sabia tuuudo dos livros, foi maravilhoso!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu comentário! ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)