[Papeando] Dia do bibliotecário

março 17, 2019

Papeando sobre: Dia do bibliotecário

Oláaa, amores!

Dia 12 de Março dia do bibliotecário

A frase se refere ao que muita gente fala quando dizemos "Biblioteconomia"... haha

Já passei aqui uma vez para falar sobre o que um bibliotecário faz, relendo o que escrevi achei algumas coisas vagas demais, lembrando que na época estava no meu primeiro ano de faculdade.



Finalmente concluo este ano a faculdade de Biblioteconomia e a todo momento vejo o quando essa área muda, o quando ela precisa ser modificada conforme a modernidade e atualizações do mundo.

Por causa disso decidi fazer um post simples com o propósito de apresentar filmes, livros e uma pessoa importante de biblio para que vejam com mais amplitude o que um bibliotecário faz, o que ele estuda e qual é o seu retorno em produção para o mundo.


Primeiro quero que conheçam o Paul Otlet, o pai da documentação, um visionário de sua época que queria classificar tudo, queria classificar todas as coisas.
Quando vocês vão à bibliotecas e veem aqueles números em uma etiqueta do livro, estão vendo uma classificação da obra feita pelo assunto que ela se trata, essa numeração tem um significado e por isso quem trabalha em biblioteca sabe encontrar com facilidade os livros nas estantes.
Essa intenção de classificar, de organizar os livros nas estantes é para facilitar o dia a dia de um profissional da área, garanto a vocês que não é nada complexo, pelo contrário é bem simples, o difícil mesmo é decorar (assumo que ainda sofro com isso). Então quando entrarem em uma biblioteca fiquem de olho nesses números e reparem nas plaquinhas de assunto sinalizadas.


Mas Kethlyn o que esse cara tem que a gente precisa conhecer? Não acredito que precisem conhecer, por mais que seja interessante terem esse conhecimento é só para saberem que ele criou uma das tabelas de classificação de assunto, que talvez a dúvida que tenham sobre esses números que encontram nas etiquetas dos livros possam ser da tabela dele e assim podem pesquisar melhor para sanarem as dúvidas.

Um site interessante para conhecerem mais: http://biblioo.info/traduzindo-otlet/

Agora vamos para os filmes?


  • Filmes


O clássico que muitos já devem ter assisto ou lido "O nome da Rosa" de 1986 que mostra o quanto a Igreja valoriza os livros e os guarda como se fossem um tesouro. Naquela época bibliotecários eram esses monges responsáveis para guarda e organização dos livros secretos mantidos pelo vaticano.


Um que amei quando li o livro e fiquei mais encantada ainda quando vi os filmes foi "Fahrenheit 451" de 1966 e 2018. A primeira e a segunda versão são ótimas, mostra onde a alienação nos leva e por isso valorizem os profissionais da informação que podem sempre lhes transmitir conhecimento.


Esse ainda não assisti desde o começo, peguei quase na metade o filme (nesse dia eu cheguei atrasada na faculdade, gente... sorry rs) "Desk Set" de 1957, conhecem? É uma produção engraçada e romântica que mostra a importância de ser ter um profissional ideal para determinadas atividades e quem  nem sempre as maquinas podem se sobrepor ao conhecimento humano.


Para conhecerem melhor sobre sobre o Paul Otlet vale a pena verem "O homem que queria classificar o mundo", talvez achem um pouco cansativo mesmo tendo apenas uma hora, mas juro que é interessante e que vai agregar algo ao cotidiano de vocês.

No site Medium.com tem uma lista de filmes indicada para bibliotecários, todos esses filmes indicados estão na lista e tem outros lá no site que recomendo verem também, conhecimento é sempre bom.


O que irei indicar agora me fez chorar muito, porém vai fazer com que muitas pessoas olhem as bibliotecas com outros olhos, como uma fonte de informação que pode salvar vidas que foi o caso do filme "O óleo de Lorenzo" de 1992.

É claro que tem muito mais filmes que poderia indicar, mas o post já está grande e ainda não recomendei os livros... kkk

  • Livros


"Bibliotecas no Mundo Antigo" de Lionel Casson - Esse bonitinho eu ganheiii ano passado de uma amiga e ainda não li, pretendo começar logo mais, pelo que vi ele fala sobre diversas coisas que já estudei então será interessante.


"Uma história social do conhecimento I" de Peter Burke - Li ele no meu primeiro ano de faculdade e fala sobre um tudo de livros, escrita e documentos feitos antigamente, é uma leitura fluida que vale a pena ser lida aos poucos.


"A guardiã de histórias I" da Victoria Schwab - Foi um baque essa leitura, ela tem o lado da guarda de informação que são os arquivos de almas e tem a questão emocional da personagem que me atingiu em cheio. Recomendo a fantasia para compreenderem de uma forma mais singela o assunto.


Espero que tenha agregado algo mais a vocês... ♥

You Might Also Like

2 comments

  1. Oi Keth! Td bem?
    Adorei sua postagem! Tbm fiz uma em homenagem a nossa biblio data! ;)
    Acredita que ainda não assisti O nome da rosa? Preciso! Mas vi O homem que classificava o mundo, hahah. Fahrenheit 451 eu quero ler primeiro antes de assistir adaptações...
    Bjs e boa finalização do curso!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Carol!!

      Você precisa ver "O nome da rosa" é muito bom. É fascinanteeee. Por causa do filme quero o livro... rs

      "Fahrenheit 451" tanto o livro quando o filme são maravilhoso e valem muito à pena serem apreciados. Garanto que vai amar.

      Obrigada ♥

      Excluir

Deixe o seu comentário... vamos papear ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)

Mais vistos

Facebook