Resenha: A garota dinamarquesa!

março 11, 2016

Resenha : A garota dinamarquesa 
Leitura finalizada❣ 
Livro: A garota dinamarquesa 
Autor: David Ebershoff.
Editora: Rocco.
Número de páginas: 332.


"Sim, foi essa a sensação que ele teve naquela primeira vez: a seda era tão fina e arejada que parecisa uma gaze - uma gaze encharcada de bálsamo, e que jazia delicadamente sobre a pele em tratamento."

 A garota Dinamarquesa graças a adaptação cinematográfica, é uma biografia (bem) romanceada de Lili Elbe, a primeira mulher transexual a fazer a cirurgia de mudança de sexo.
Passado no começo da década de 20 em Copenhague, Dinamarca, o livro conta a história do pintor Einar Wegener, muito conhecido pelas suas paisagens pantanosas de sua infância, e de sua esposa, Greta, que pinta retratos para os burgueses e está lutando para ser mais reconhecida. O casamento dos dois era como qualquer outro, até que um dia Greta pede para que o marido coloque um vestido para que ela possa terminar um quadro, e tudo acaba mudando.
De uma brincadeira entre marido e mulher, Einar acaba descobrindo que dentro dele há uma moça chamada Lily, e que ela precisa ser mostrada para o mundo. Ela passa a posar usando vestidos para que sua mulher possa pintá-la, e a sair na rua assim, chamando a atenção de rapazes. O que antes era diversão acaba se tornando uma vida, e uma questão de saúde. A história mostra como Einar transiciona no dia-a-dia de Einar para Lili, como sua mulher e seus conhecidos reagem a isso e como ela sacrificou toda a vida que conhecia para viver uma que realmente valesse a pena.
"Ah, caramba, era só o que me faltava, jantar com meu marido vestido de mulher. Mas guardava esses pensamentos para si mesma, mordendo os lábios até sentir o gosto do próprio sangue." 
No fim do livro David deixa bem claro que este é um romance quase que absolutamente não baseado em fatos reais. Afinal, não há como saber como o casal lidou com o fato de Lily ser uma mulher. Apenas sabe-se que Greta a apoiou completamente. Então o autor teve uma bela gama de possibilidades para explorar. Uma coisa que não me agradou muito, foi como ele descreveu essa descoberta da transexualidade de Lily. 
Minha opinião:
Eu estava super ansiosa para assistir o filme! Criei várias expectativas no livro mesmo com alguns pontos que podiam ser melhores ! Mas a leitura é ótima recomendo ❣❣❣

You Might Also Like

1 comments

  1. Eu quero muito ler esse livro. Está na minha lista faz um tempo e estou pensando seriamente em fazer ele subir almuas posições na lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário... vamos papear ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)

Mais vistos

Facebook